Trocar a emissora de radio, fumar um cigarro, olhar para o telemovel porque tocou…ações como estas fazem com que nos possamos distrair na estrada, ainda que seja por breves instantes, mas que podem ser vitais. Para evitar realizar uma condução sem segurança, existem alguns conselhos e normas de segurança que há que respeitar.
Não são poucas as vezes que tiramos a atenção da estrada na hora de conduzir, podendo colocar em perigo a nossa segurança e a dos restantes motoristas. Conduzir é uma atividade que resulta ser complicada , mas há que ter , como se diz normalmente , “ os 5 sentidos no volante “ para não ter e nem provocar nenhum acidente.
Antes de entrar numa estrada , devemos rever o estado do nosso veiculo para ver se se encontram em boas condições para circular ou não. No caso de não se encontrar em condições, há que levá-lo a uma oficina , uma vez que circular em más condições. poderia ser muito perigoso.
Consultar o tempo que vai fazer antes de iniciar um viagem, em caso de necesitar equipar o seu veiculo com correntes para a neve por exemplo. Além disso , se ves que vai chover intensamente, tente parar até que passe a chuva ou se faça menos intensa.
Colocar sempre o cinto de segurança e no caso de transportar crianças no veiculo, certifique-se que elas estão em cadeiras homologadas e protegidas. Com este simples gesto, em caso de acidente pode estar a salvar uma vida.
Respeitar as normas e os sinais de transito. Não ultrapasse a velocidade nem ignore nenhum sinal, uma vez que pode ser perigoso e provocar um acidente. Lembre-se tambem de manter a distancia de segurança. Em caso de travagem de emergencia , é vital para não colidir com o veiculo que circula na frente.
Se sua viagem é muito longa , realize paragens a cada duas horas para descansar e comer algo para se manter acordado. Sendo a primeira vez que vai realizar essa viagem longa, consulte previamente pela Internet lugares para descansar.
Está na moda , “ caçar Pokemons” . Não realize esta ação em caso de estar a conduzir, a realidade virtual poderá ser real e em caso de acidente as consequencias serão reais.
E sobretudo, se vai conduzir , “ não beba” . É uma questão de sentido comun, cada dia há mais pessoas que cometem este tipo de imprudencia , colocando em risco tanto a sua segurança como a de outras pessoas.
Se seguir todos estes passos, poderá realizar uma condução segura ao volante. Está nas suas mãos, conduzir reduzir o numero de acidentes na estrada.